.

.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

PREFEITURA X LIESA. Economia, educação, demagogia e blefe. A farsa da subvenção do carnaval carioca.

Colunistas da Cadência, Professor Mariano e Eduardo Poeta se unem para escrever um artigo sobre o assunto que movimentou o mundo do samba na última semana: a redução, pela metade, da verba destinada às Escolas de Samba da Capital.

(Imagem disponível em: https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2014/03/04/comlurb-anuncia-demissao-de-300-garis-que-mantiveram-greve-no-rio.htm)

PREFEITURA X LIESA.
Economia, educação, demagogia e blefe. A farsa da subvenção do carnaval carioca.
por Professor Mariano e Eduardo Poeta

A ironia veste a fantasia e toca surdo, cavaco e tamborim. Foi preciso um alcaide evangélico, o pastor e, atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro, para nos dizer que o sambista é que deve ser mais valorizado neste imenso espetáculo que se tornou o desfile das escolas de samba do grupo especial.   Toda a celeuma é por conta dos 50% que ele pretende reduzir na “subvenção” dada, pela prefeitura, às escolas - em campanha prometeu aos sambistas que a verba seria mantida e, quem sabe, acrescida. 

Em nome de uma suposta “crise”, mas que sabemos muito bem, que é na verdade um projeto econômico de sufocamento da classe trabalhadora, para que o cassino da jogatina especulativa do capitalismo continue, ele pretende a partir desta redução, para “aplicar” essa grana em creches e saúde. Ano passado outras prefeituras usaram deste artifício para suspender seus festejos de momo.

No Rio de Janeiro tal medida anunciada vem causando muita polêmica. Pelo peso e proporção que os desfiles das Escolas de Samba tomaram aqui na cidade maravilhosa.  O "maior  espetáculo da terra" é aqui e portanto, “seu” Crivella, aqui o papo é outro.

Fazendo uma autocrítica, um milhão mais a grana dos direitos televisivos deveriam sim dar para continuarmos a realizar esta festa. O problema que nós sabemos que o desfile do Grupo Especial virou um grande negócio que vem enriquecendo muita gente. Políticos, jornalistas, carnavalescos, dirigentes e sambistas.

Sendo assim, nós da Cadência da Bateria, que valorizamos acima de tudo o samba como cultura popular e não produto de venda no exterior, achamos que é um exagero da LIESA, cancelar os desfiles. Mesmo com o corte de verba dá sim, para fazer uma bela festa. Poderia ser até um momento histórico, para que muita coisa começasse a ser feita, no sentido de fazer com que os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial se tornassem algo mais popular e menos modorrento.
      
Por outro lado, sabemos que esse papo político do senhor alcaide Crivella de dizer que vai pegar a grana do carnaval e aplicar em educação e saúde é papo “para inglês ver”.  Primeira coisa que temos que debater é o seguinte: Carnaval é cultura. Logo tem seu orçamento próprio, portanto essa história de alocar recursos do carnaval em educação e saúde é pura retórica e demagogia, que a nosso ver, revelam na verdade, a faceta de um governo de cunho evangélico. 

Ao tomar essa decisão de corte de verba o pastor está sinalizando um movimento para enfraquecer uma das instituições mais tradicionais do carnaval, mas que por práticas equivocadas ao longo do tempo foi se esvaziando como instituição cultural representativa e popular. O resultado disso, é que o prefeito está apostando que, um enfrentamento hoje com as “escolas de sambas S/A” do “elitista” Grupo Especial mas, que também atingirá o Grupo de Acesso A. Seria vitória para a prefeitura e mais do que isso; seria o começo de um processo de enfraquecimento do carnaval. Pois o fato do desfile do Grupo Especial ter virado, na prática, grade de programação de TV e lucro turístico comercial, permite que a prefeitura defenda a diminuição da grana para tal evento. Tal atitude poderá ter boa repercussão na opinião pública. Nunca é bom lembrar que muito dos eleitores do pastor vieram das camadas populares, inclusive do próprio mundo do samba. O que é uma baita ironia carnavalesca, diga-se de passagem. 

Dentro deste cenário achamos que não passa de um blefe da LIESA  o cancelamento do desfile de 2018. Pelo simples fato de esta entidade ter um histórico de pouca transparência e  democracia na sua gestão. Para o “povão” poderia passar, como uma atitude antipática perante a suposta “crise” avassaladora que o Estado do Rio estaria passando.


Para encerrar queremos dizer, que este impasse que se estabeleceu sobre os desfiles de carnaval pode ser um momento singular para que, os verdadeiros sambistas, façam um movimento político em defesa, da realização dos desfiles.  Além disso, propor um carnaval mais popular, democrático, politizado e transparente no seu concurso.  Assim, talvez, pudessem ganhar essa queda de braço com o alcaide pastor. 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015