.

.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Manoel Dionísio retorna à presidência da Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte Aula

Segunda-feira, 5 de junho de 2017
Após um período afastado da gestão do renomado projeto que já formou inúmeros dançarinos no samba, o fundador da Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte Manoel Dionísio, retorna à presidência da instituição trazendo novidades. Uma delas é a volta às aulas no próximo sábado, dia 10 de junho, às 13h, na Passarela do Samba. O local, que fica na praça de alimentação do Sambódromo, no Setor 2, está reformado e pronto para receber novos e antigos alunos que sonham em aprender o bailado do quesito.

Mestre Dionísio (foto: divulgação)

Outra novidade serão as aulas teóricas que acontecerão todas as quintas-feiras, das 19h às 21h, no mesmo local. Nas aulas serão estudados os fundamentos e origens da dança, questões éticas e profissionais do dançarino, regulamento de desfile, entre diversos outros temas que fazem parte de um quesito tão especial e rigoroso dentro do carnaval. Também haverá participações de personalidades do meio com palestras e a troca constante de aprendizados.

A nova gestão do projeto também vai oferecer aos alunos profissionais de apoio nas áreas de assistência social, psicologia e fonoaudiologia. Na parte dos professores, uma equipe de estagiários da UFRJ e da UFF, coordenados pelo coreógrafo e Bacharel em Dança Jardel Lemos, vai compor o departamento de Postura do Movimento Corporal; e o Mestre-Sala da Grande Rio Daniel Werneck, está como coordenador dos instrutores da dança.

Para Manoel Dionísio, esse é o momento de unir forças: “Vou precisar muito da ajuda de todos. Fiz novas parcerias, conversei com parcerias antigas e quero dar uma nova roupagem à escola. Vamos voltar com força total”, afirma empolgado.

As inscrições podem ser feitas às quintas-feiras ou aos sábados no local das aulas. É necessário levar duas fotos 3x4 do aluno, uma cópia da certidão de nascimento, o contato do responsável (para alunos menores de idade) e fazer a compra da camisa do uniforme, no valor de R$25. As aulas são gratuitas.

A Escola: Resistência e Perpetuação do Samba


Diante da necessidade de ter novos casais aptos a executarem a dança específica desse segmento nas escolas de samba e nos blocos, Mestre Manoel Dionísio cria, em 17 de julho de 1990, a Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte. As aulas aconteciam na sede da Federação dos Blocos, mas com o tempo o espaço foi ficando pequeno, dado a demanda de novos alunos. Sendo assim, levou a ideia da transferência de local para a Riotur, que apoiou e a prefeitura cedeu o espaço no Sambódromo, onde até hoje acontecem as aulas. No ano de 2017, a escola completa 27 anos formando tantos casais que hoje brilham na Avenida e nas ruas da cidade.

Serviço:
Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte
Local: Praça de Alimentação do Sambódromo, Setor 2
Horários: Aulas Teóricas – Quintas-feiras, das 19h às 21h
Aulas Práticas – Sábados, das 13h às 18h
Apoio: Imprensa, Babado da Folia, 1ª Vara da Juventude e do Idoso
Parceria: Riotur, LIESA, UFF, UFRJ
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015