.

.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Cadência tem nova colunista. Na pauta, Rainhas, Passistas e Musas

quarta-feira, 14 de junho de 2017
Uma semana após ser anunciada como a nova Musa do GRES Região Oceânica, Lucelia Vargas, estreia sua coluna Na Cadência. Nossa Musa e pesquisadora do Carnaval abordará em seus artigos um segmento tão comentado no mundo do samba e que a cada ano ganha mais destaque nas avenidas. As Rainhas, Passistas e Musas terão um canal exclusivo na Cadência através dos textos irreverentes, polêmicos e picantes de Lucelia. A beleza no Carnaval será analisada por todos os ângulos por nossa Musa. Nessa primeira participação, Lucelia fala sobre as Musas que marcaram seus nomes na história da Marquês de Sapucaí.

E elas, aquelas que nos hipnotizam, merecem aplausos.
por Lucelia Vargas

A Rainha que me encantou: Monique Evans. Mocidade Independente de Padre Miguel, 1984. Eu tinha dois anos. Mas aquilo me deixou inebriada. Depois vieram outras: Luma de Oliveira, minha Rainha Mor, Luiza Brunnet, que levava elegância à Avenida, Juliana Paes, que promete voltar esse ano com tudo na Grande Rio e, claro, Viviane Araújo.

Vim falar da Beleza do Carnaval. Vim tratar das mulheres belas que fazem o Carnaval. Sempre estarei aqui para falar exclusivamente delas. Ou uma em destaque, ou sobre ser Rainha, ser Musa, Ser Passista. Ser sim, porque é um estado passageiro. Nós estamos naquele momento, representando a beleza de uma agremiação.

Antes de tudo, vamos colocar o Ego de lado? Vamos entender o que representa cada cargo desse pra sua Escola de coração? E vamos entender também o motivo pelo qual algumas aproveitam isso pra mostrar a sua individualidade, quando o Carnaval é um conjunto. Falamos disso em um próximo encontro.

Monique Evans, lá em 1984, desfilava nua? Sim, ela podia. Com aquela altura, com aquele corpo, se esconder pra que? Mas você via nos seus olhos o brilho de estar representando a Mocidade Independente. O amor. A entrega. Coisa que vemos hoje em Viviane Araújo. Às vezes com pouca roupa, às vezes representando um personagem do enredo, nua ou não, mas sempre entregue.


Monique Evans. Primeira rainha de bateria do carnaval carioca, nos anos 80Disponível em: http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/monique-evans-a-primeira-rainha-de-bateria-do-carnaval-carioca-nos-anos-80-11604728)
(Leia mais: http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/monique-evans-a-primeira-rainha-de-bateria-do-carnaval-carioca-nos-anos-80-11604728#ixzz4jz6mTCVe . (foto Acervo O Globo. 

Luiza Brunet? Nunca precisou estar pelada. Sua elegância falava por si mesma. Linda, inebriante. Todos os olhos voltavam pra ela. Não precisava de mais nada. Fazia da bateria da Imperatriz Leopoldinense a sua casa. Fazia do toque da bateria o seu fundo musical pra desfilar na Passarela do Samba.

Luma de Oliveira! O que falar dessa mulher, gente ? Você que, assim como eu, admira e é apaixonada pelo Carnaval, a dela estava nos olhos! Ou no coração e dali pulava para o corpo e mostrava a sua sensualidade na Avenida. Seu ápice foi a Viradouro. Acredito que seu amor maior. Essa mulher, não nos deixava olhar pra outro lugar. Ela, na quadra, era enigmática. Ela hipnotizava.

Começavam então as disputas para saber qual delas arrasaria mais. Se bem que naquela época não era nem a metade do que é hoje. Cada uma tinha seu espaço. A disputa de hoje falarei em um próximo artigo.

Não temos mais Monique Evans, Lumas, Brunets. Temos Viviane Araújo e Juliana Paes. Tudo mudou, assim, como a vida. O financeiro. A beleza. Os corpos sarados. E o amor ao samba ? Não sei.

Quando uma Escola de Samba hoje em dia escolhe a sua Rainha, a sua Musa, as suas Passistas, muitas vezes elas não mais nos hipnotizam. Estão ali pra pensar em si mesmas. Leia bem: ALGUMAS VEZES. Outras ainda demonstram seu amor, Viviane Araújo, Cris Alves, Juliana Alves.

E o troca troca? Elas não representam a Escola. Elas representam uma categoria. Tem até padrão: corpo tem que estar super malhado, cabelo com um super mega hair, rosto com muitas aplicações, cílios super postiços, fantasia super da moda, ou transparência, ou maiô, vestido ou nua mesmo.Mas tem que ser caro. Aí elas desfilam. Aí ano que vem são despejadas.

Mas assim funciona o Mundo daquelas que se comprometem a vir como Rainhas, Musas e Passistas. E tem muito mais. Muito a falar, muitas a entrevistar, muitas a contar suas batalhas e histórias.

Estou aqui pra isso. Saber das batalhas, das histórias, das mancadas, das lutas, das rejeições, das fantasias, das indignações pelas quais passamos.

Contribua comigo e vem falar, porque nunca vi um canal aberto para podermos expressar o que sentimos quando tomamos uma posição de Destaque em uma Escola de Samba, merecida por nossa beleza.

Não falei das Passistas. Acho que elas merecem um artigo especial. Coreografia? Antigamente , colocavam as mulatas pra sambar ! Hoje elas tem coreografia, Coordenador, Diretor, Rainha, Rei, Muso (oi?) e por aí vai ! Vamos debater e conversar sobre esses assuntos todos.

Quero aqui esmiuçar cada tema com detalhe, hoje é só uma apresentação do que será falado.

Vamos mostrar o lado bom e o lado ruim da Beleza no Carnaval. Mulheres bonitas, mulheres guerreiras, mulheres sambistas acima de tudo. Estou de olho.

_________________________________________________________________________________ 

LUCELIA VARGAS
Musa e pesquisadora do carnaval

Na Cadência, vai abordar Rainhas, Musas e Passistas do Carnaval do Rio de Janeiro e de Niterói, através de análises irreverentes, polêmicas e picantes.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Primeiro preciso falar que já coloquei a página como link favorito do navegador. Não deixarei de ler, um só dia.
    Pois bem, sobre a colunista?! Acredito que potencial, e amor por essa arte já responde por si. A conheço bem e propriedades não faltará para lidar com os assuntos abordados. Que venha a crescer cada vez mais esse espaço.

    ---Compadre Lê.---

    ResponderExcluir
  2. Primeiro preciso falar que já coloquei a página como link favorito do navegador. Não deixarei de ler, um só dia.
    Pois bem, sobre a colunista?! Acredito que potencial, e amor por essa arte já responde por si. A conheço bem e propriedades não faltará para lidar com os assuntos abordados. Que venha a crescer cada vez mais esse espaço.

    ---Compadre Lê.---

    ResponderExcluir

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015