.

.

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Elas vão brilhar na terça-feira de carnaval em Niterói

sábado, 10 de fevereiro de 2018
Rainhas de Bateria do Grupo Principal falam à Cadência sobre os preparativos para o desfile 2018
entrevistas: Lucelia Vargas | edição: Luiz Eugenio

Dez Escolas de Samba do Grupo A, a elite do carnaval niteroiense, vão cruzar a passarela da Rua da Conceição, na terça-feira de carnaval, 13 de fevereiro. Um dos momentos mais esperados dos desfiles é a passagem das baterias, o coração da Escola de Samba. Cada uma delas, com seus apelidos peculiares, traz uma beldade à frente. São as Rainhas. Aquelas que tem a missão de apresentar suas baterias ao público e aos jurados. Tamanha responsabilidade envolve muita preparação, cuidados como o corpo, uma bela fantasia sem perder a simpatia e o samba no pé.

A Cadência da Bateria conversou com as dez Rainhas do Grupo A do Carnaval de Niterói para saber um pouco sobre como se preparam, como vão se vestir e o que esperam do Carnaval 2018. Lucélia Vargas, musa da Unidos da Região Oceânica, Magnólia Brasil e Sabiá, entrevistou as beldades que prometem atrair olhares e fazer bater mais forte o coração da avenida. Uma delas será contemplada com o Troféu Cadência de Melhor Rainha do Carnaval 2018.

Thaty e a 'Treme-Terra'
Abrindo os desfiles, a Mocidade Independente de Icaraí, campeã do grupo de acesso em 2017, traz à frente de sua bateria, Thaty Sorriso. Há 3 anos como Rainha da ‘Treme-Terra’ do Morro do Cavalão, Thaty fala sobre a emoção que significa este posto . “Estar à frente da bateria da Escola que a gente ama é uma emoção que não tem explicação. Significa amor ao Pavilhão, carinho e respeito com a comunidade e toda agremiação”, contou Thaty.

Preparação – A Rainha da Mocidade se prepara o ano todo na academia e ainda faz tratamento estético para garantir a forma no carnaval.

Desfile – Sobre o momento em que entra na Avenida, Thaty é só emoção.”O coração acelera, as pernas ficam bambas, lágrimas vem nos olhos, e quando a bateria toca, o corpo arrepia”, disse a Rainha da ‘Teme-Terra’ do Cavalão. Tathy deixou seu recado ao folião niteroiense. “Convido todos a assistirem os desfiles de Niterói, na Rua da Conceição. Nossa escola será a primeira a desfilar. Agradeço muito o carinho da Cadência da Bateria.


Keila e o 'Rolo Compressor'
Segunda escola a desfilar pelo grupo principal, a Alegria da Zona Norte, traz Keila Goulart à frente da bateria ‘Rolo Compressor da Bernardino’. Reinando há quatro anos entre os ritmistas do Fonseca, Keila conta como tudo começou. “Cheguei na escola a convite de um amigo que eu amo de paixão, o Cláudio Andrade, na época carnavalesco da escola. Pra mim foi a realização de um sonho, já que toda passistas tem o sonho de ser musa, ser rainha de bateria, e eu pude realizar isso. Graças a Deus a comunidade da Bernardino me abraçou, eu fui muito bem recebida. Sou muito feliz em fazer parte da Alegria”, contou Keila à Cadência.

Preparação – Keila falou sobre a necessidade de estar bem fisicamente para o desfile. “Tem que se preparar, não tem como não se preparar. No meu caso já treino há algum tempo e faço musculação há anos. Em novembro dou uma intensificada nos treinos e uma atenção maior à dieta. E mais próximo tem auxílio do tratamento estético que ajuda muito, e o aeróbio para dar mais resistência na avenida, cansar menos e ter um bom preparo físico”, disse Keila.

Valéria Bombom e a 'Couro Esticado'
A tradicionalíssima Souza Soares, terceira escola da noite, terá Valéria Bombom à frente de sua bateria. Para a Rainha é um presente poder representar os ritmistas de Santa Rosa. “Sou muito feliz. É um sonho realizado em estar a frente de da bateria de uma escola tão querida. Mas também uma responsabilidade muito grande. Só tenho que agradecer a Deus, à comunidade e a Cris Alves que me deu essa oportunidade”, disse Valéria à Cadência.

Preparação – Diferente da maioria das Rainhas, Valéria Bombom não frequenta academias ou faz tratamentos específicos, se prepara trabalhando. “Faço sacolés e bolo. Depois vou pra rua vender, pedalando muito para poder fazer as entregas. Minha família tem um problema muito sério com comida é muito mocotó, muita rabada. Já tentei fazer dieta, mas no dia que ia começar minha mãe fez uma feijoada. Aí já viu né?. Mas podem esperar que não vou fazer vergonha porque samba no pé eu tenho”, contou bem humorada a Rainha da Souza.

Desfile - Sobre a fantasia que vai usar na Rua da Conceição, Valéria não deu nem uma pista. "Só posso adiantar que será uma grande surpresa", disfarçou a Rainha.

A Folia de Renata Cruz
Há três anos desfilando como Rainha da Folia do Viradouro, Renata Cruz, além de levar para a venida todos os atributos necessários a quem desfila à frente de uma bateria, é uma pé quente. No período do seu reinado já são dois títulos do Grupo Principal de Niterói e dois vice-campeonatos. Para ser uma Rainha, Renata prega responsabilidade e respeito à comunidade. "Todos que vão assistir uma escola desfilar gostam de ver a bateria porém querem ver quem é a "dona" (rs) dela, quem a comunidade escolheu como representante dela. É uma grande responsabilidade poder transmitir um pouco dessa emoção através desse nosso talento e arte de sambar".

Preparação - A Rainha da Folia não tem fórmulas especiais para manter sua forma. Tem cuidado apenas com a alimentação. "O meu preparo físico essa época do ano deixo um pouco a desejar pois desfilo em outras escolas e tenho uma rotina intensa de ensaios, mas quando posso eu dou uma corridinha na praia e alimentação eu como de tudo evitando frituras e muito açúcar, e agradecendo a Deus pela genética Boa (rs) que me permite abusar algumas vezes", confidencia a morena.

Desfile - Renata deu apenas uma dica em relação a sua fantasia. "Esse ano eu venho bem de acordo com a bateria, porém detalhes da fantasia ainda não posso revelar (rs)", se desculpou a Rainha que aproveitou a oportunidade e convocou os sambistas niteroienses para o desfile de terça-feira. "Muito obrigada à Cadência da Bateria por nos dar a oportunidade de falar um pouco sobre a rotina de uma rainha de bateria, função a qual exercemos com muito carinho, e aos leitores agradeço por tirarem um tempinho para ler e querer saber um pouco sobre nós e convidar a todos para na terça feira de carnaval irem à Rua da Conceição conferir a nossa linda festa".

A 'Guerreira´ Nathy Fernandes
Há oito anos na Unidos da Região Oceânica, a Rainha Nathy Fernandes, já foi passista, Rainha dos passistas e destaque da escola. Pra ela, vir a frente do coração da escola é um misto de sensações. "Responsabilidade, prazer e orgulho. Estar à frente de uma bateria, significa que você foi eleita pelo seu trabalho, dedicação e muito amor a escola. Sou muito grata por isso", disse Nathy.

Preparação - Para fazer bonito na avenida a morena tem alguns truques "Procuro me alimentar bem e beber bastante água. Infelizmente não consigo malhar todos os dias. Mas Faço musculação pelo menos 3 vezes por semana e pego resistência ensaiando na quadra".

Desfile - Sobre sua fantasia Nathy segue a linha da surpresa. "Mas garanto que estará bem bonita", disse a Rainha da Bateria 'Guerreira', que aproveitou a ocasião para um convite aos foliões. "Queria agradecer a oportunidade de estar aqui falando um pouco sobre mim, sobre minha história no carnaval, e fazer um convite aos leitores,que todos venham prestigiar o carnaval de Niterói, e principalmente os desfiles na rua da Conceição, pois com a equipe da LESNIT fazendo um trabalho impecável na organização de nosso carnaval, e a competência das escolas, esse ano o carnaval niteroiense será show, inesquecível. Vale apena conferir".

O 'Tsunami' Dany Storino
O GRES Grupo dos 15 traz uma novidade para brilhar à frente ds ritmistas do Morro da Chácara. Dany Storino estreia como rainha da bateria da escola, mas engana-se que pensa que a beldade chegou agora na escola. "É meu primeiro ano como rainha, mas estou na escola há 3 anos. Fui princesa e sou diretora da ala de passistas e esse ano o presidente me fez esse convite pra vir a frente dessa bateria maravilhosa. Além de uma responsabilidade muito grande é um enorme prazer porque é um lugar especial onde você está "pulsando" junto com o coração da escola. É uma emoção inexplicável", disse Dany à reportagem da Cadência

Preparação - Também Rainha da Porto da Pedra, Dany se dedicou durante todo o ano aos desfiles. "Esse ano estou com foco total no carnaval e desde de setembro estou malhando firme e fazendo dança que eu gosto muito. Também tive que aprender a dosar tudo que como, evitar algumas coisas também. Faço sessões de estética com a minha dermatoterapeuta Kalinca toda semana", contou a Rainha.

Desfile - Dany recorreu ao segredo para falar de sua fantasia mas garantiu beleza. "Não posso falar muito porque se não estraga a surpresa, mas será muito bonita e representarei a rainha dos meus reis, que serão os ritmistas", disse Dany, feliz com o convite da escola. "Quero agradecer a vocês pela oportunidade de estar mostrando um pouquinho da Dany Storino, dizer que estou muito feliz por fazer parte da Grupo dos XV e convidar a todos para estarem junto conosco na terça de carnaval vibrando com a nossa escola que está preparando um maravilhoso carnaval. Quero também parabenizar o presidente Didinho e sua equipe por todo esforço que fazem sempre pra colocar o nosso carnaval na rua. Beijos em todos"

Jhosy Codeço e a 'Cocar de Ouro'
Quem também tem uma nova Rainha de Bateria é o Império de Araribóia. Jhosy Anne Codeço terá a missão de apresentar a 'Cocar de Ouro', uma das melhores baterias da cidade. E a morena sabe de sua responsabilidade."Pra mim será uma responsabilidade muito grande. Na minha opinião um rainha com carisma, simpatia, desenvoltura e samba no pé ela transmite tudo que a escola é. Se você tem uma boa rainha apresentável você tem uma boa escola na avenida", disse Jhosy à reportagem da Cadência.

Preparação - Para brilhar na avenida a beldade se cuida durante todo o ano. "Como faço shows com grupos de bateria, estou sempre de biquíni e tenho que me cuidar sempre. Faço musculação, estética e procuro evitar de comer besteiras (rs)", conta a morena.

Desfile - A fantasia usada por Jhosy será inspirada num verso do samba "Do jeito que o rei mandou", de Zé Katimba, homenageado no enredo, m parceria com João Nogueira. "Minha fantasia remete a importância que o samba teve na reconstrução da vida do nosso homenageado", adianta a Rainha. Otimista, Jhosy aposta no título do Império. "Peço a todos que assistam nosso desfile na terça feira de carnaval 7° escola a desfilar . Está tudo sendo preparado com muito amor e carinho para levar o melhor para avenida. Estamos em busca do título e vamos conseguir. Vai ser maravilhoso. Obrigada a Cadência da Bateria pelo carinho e a oportunidade. Um beijo no coração de cada um".

O 'Swing' da Joyce
A mais antiga escola de samba da cidade, o Combinado do Amor, é uma das escolas que mantém a Rainha com mais tempo no posto. Joyce Martins desfila desde o retorno da azul e branca do Caramujo à avenida. "Em 2018 será meu sexto ano a frente da bateria Swing da Águia, e também será o último pois estou me despedindo do cargo. Creio q a vida é feita de ciclos, e esta na hora de encerrar esse e dar oportunidade para outras meninas que sonham em ser rainha de bateria assim como eu sonhei um dia", confidenciou Joyce à Cadência. Para a Rainha que for escolhida para assumir o seu posto, Joyce deixa uma dica. "Ser rainha vai muito além de apenas sambar a frente dos ritmistas. É ter carinho e empatia com a escola, ser querida pela comunidade, levar o nome e as cores do seu pavilhão aonde você for, e apresentar o seu melhor na avenida para conquistar o público presente e os jurados".

Preparação - Joyce não é adepta da malhação, mas tem sua receita para manter a forma. "Eu não gosto de academia. Sempre começo a malhar e uns 2 meses depois eu paro (rs). Então me preparo fazendo dieta e caminhada, e muito ensaio para queimar calorias e ganhar resistência para a avenida", contou Joyce

Desfile - Como esta será sua última apresentação à frente da 'Swing da Águia' em desfiles oficiais, Joyce deixou um recado aos amigos e família, só não prometeu que vai segurar as lágrimas "Quando toca o sinal e começa o samba exaltação da escola é quase impossível controlar a emoção! A gente até tentar não chorar pra não estragar a maquiagem mas sempre rola um lágrima. Mesmo desfilando há 6 anos a frente da bateria, a cada ano é um emoção diferente. Como esse será meu último desfile como rainha, eu tenho certeza q eu vou chorar. Gostaria de agradecer a toda diretoria da escola pelo carinho e respeito que sempre teve comigo, ao meu presidente Carlos Xororó pelo apoio que tem me dado todos esses anos, a Lena Alves que em 2013 quando era vice-presidente da escola me convidou e me incentivou a ser rainha de bateria, e ao meu esposo Wilsinho dos Santos que me dá todo o suporte para que eu compareça sempre aos ensaios e eventos da escola. Minha eterna gratidão a vocês! "Eu sou tradição e simpatia, eu sou Combinado do Amor".

Ângela do 'Ritmo Furioso'
Segunda mais antiga escola de samba da cidade, o GRCES Sabiá, é a escola que mantém a mais tempo uma Rainha de bateria no posto. Ângela dos Santos vai para o seu sétimo desfile consecutivo à frente dos ritmistas da Vila Ipiranga. A identificação é tanta que a cada ano aprende a tocar um instrumento. "A bateria é o coração da escola. Sem os ritmistas não tem desfile. É uma responsabilidade muito grande, mas tenho um enorme carinho e amor por eles e me sinto honrada de estar ali na frente deles. Sem falar que aprendo cada dia um pouquinho como tocar os instrumentos", disse Ângela.

Preparação - Profissional de academia, Ângela é uma das Rainhas que tem corpo mais malhado. "Todos os anos, dieta e treino todos os dias. Evitava gorduras, doces, dormia mais de 8 horas por dia e tratamento estético. Mas pra esse ano não tive tempo pra fazer tudo isso rigorosamente, apesar, de trabalhar o dia todo dentro da academia (rs). Esse ano não deu tempo. Infelizmente", disse Ângela à Cadência.

Desfile - A Rainha Ângela virá representando as vedetes dos Teatros de Revista, personagens importantes da era de ouro das rádios e cassinos, época em que a homenageada do enredo Dalva de Oliveira, se destacou. Ângela agradeceu a todos pela oportunidade de estar tanto tempo à frente da bateria 'Ritmo Furioso' de Mestre Glauco."Fiquei muito feliz com o contato da Cadência da Bateria em me procurar para esta entrevista. Agradeço a todos da Sabiá, à comunidade que me recebe sempre de braços abertos, a Mestre Glauco, que hoje é um amigo meu e a todos os ritmistas que me tratam com muito carinho. Convido a todos de Niterói para vir prestigiar o Carnaval da Rua da Conceição".

Taiane Perfeito e a "Magnífica"
Encerrando o carnaval niteroiense, desfila o GRES Magnólia Brasil. A bateria ‘Magnífica’, uma alusão ao nome da agremiação, poderia também adjetivar sua Rainha, Taiane Perfeito. Há três anos à frente da bateria da escola do Fonseca, Taiane, é uma das Rainhas mais conhecidas da Rua da Conceição. Antes da Magnólia a morena brilhou a frente da Bateria da Região Oceânica. “É uma responsabilidade muito grande porque a Rainha vem apresentando o coração da escola, então ela tem que estar sempre impecável, como muito samba no pé, o samba na ponta da língua e o sorriso no rosto”, explica Taiane.

Preparação – A Rainha da ‘Magnífica’ contou como faz para brilha na avenida. “Eu me preparo o ano todo, mas quando chega próximo ao carnaval, fico um pouquinho mais rígida com minha dieta e os treinos. Faço musculação, ergometria, circuito na praia, cross fit e muita estética para manter o corpão em dia."

Desfile – O enredo da Magnólia vai falar sobre a face oculta da Lua e Taiane já adiantou à Cadência o tema da sua fantasia. “Vamos mostrar um pouquinho de cada passagem da Lua, posso dizer que o carnavalesco preparou muita surpresa para a avenida. Eu venho representando a cura e meus ritmistas virão com roupa de pajé. Estamos confiantes num belo desfile e brigar por essa vitória”, disse a Rainha.  Sobre a hora de entrar na avenida, Taiane conta como reage. “Quando toca a sirene o coração fica a mil. Essa é a hora de mostrar e fazer o meu melhor pra defender o pavilhão da minha escola. Uma responsabilidade muito grande”.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015