.

.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Samba Axé, Ilê. ALÊ! Nossa gente lembrada por Rosane Gracieti

Sempre valorizando o que é nosso e da nossa terra, Rosane Gracieti, dessa vez fala de um dos mais importantes representantes da nossa gente, da nossa arte. Coreógrafo, carnavalesco, sambista e até já contemplando com o Troféu Cadência, esse ícone da nossa cidade segue propagando nossa cultura. Quer saber que é ele?

Samba Axe, Ilé..... ALÊ!

Por Rosane Gracieti

"Quem é que sobe a ladeira do Curuzu? e a coisa mais linda de ver" é o Alê bailar freneticamente neste ritmo contagiante, tirando as amarras, quebrando corrente e mostrando a beleza negra acima de todos os patrões sociais.

Negro, inteligente, formador de opinião, como posso passar pelo samba e não mencionar este que por varias vezes esteve à frente das grandes obras para defendê-las. Pé de coelho? Não, pé do Brasil, pé do povo, que se agarra as oportunidades para fazer valer o que o sangue não deixa esquecer, guerreiro, santo guerreiro carnavalesco, filho de santo, salve o Pai.

Alé Freitas, um ícone em Niterói, premiado pela Cadência de Bateria em 2014 como personalidade de Niterói, apresentador da Conversa de Axé, coreógrafo, carnavalesco e o que quiser ser. É Niterói , entre afoxé e Olodum, samba e dança, tem gente que encanta pelo fato de existir.

A valorização do que é nosso, nossa terra ,nossa gente que se entrega , nosso canto nagô que ecoa a dor de nossa raiz e libera o melhor sorriso que só vai parar quando o Ilé passar por aqui.

"Eu daria tudo que eu tivesse, pra voltar aos dias de criança, eu não sei pra que a gente cresce, se não sai da gente essa lembrança", já dizia Ataufo Alves. Respeito, reconhecimento e gratidão, Alé Freitas, que sua dança de luta e o seu grito de guerra se espalhe por onde você passar, com respeito e admiração, falo de você em nome de uma cidade que tem orgulho de chamá-lo de filho da terra.

E o samba vai além de um batuque na cozinha, porque tem a sabedoria de estar em todos nós.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015