.

.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

PRIMEIRA MÃO. Alegria da Zona Norte anuncia enredo para 2018

terça-feira, 19 de setembro de 2017
A Caçulinha do carnaval de Niterói, a Alegria da Zona Norte divulgou com exclusividade à Cadência da Bateria o enredo que levará para a Rua da Conceição em 2018. Desta vez a escola, que desfila no Grupo Principal da cidade, optou por um tema afro, saindo um pouco de suas características de abordar temas lúdicos que se tornaram uma marca da escola. "África, sua herança cultural, num grito de liberdade", e o título do enredo para 2018, de autoria do carnavalesco Luiz Spínola.

Mesmo falando de um tema africano o presidente da agremiação, Chaynne Azevedo, promete um desfile com a cara da escola. "Será um grande desafio. Nunca entramos nessa esfera, mas resolvemos apostar. Posso adiantar que vamos mostrar o que de bom herdamos dos nossos ancestrais africanos, sempre agradecendo o legado cultural que eles deixaram, mas sem tristeza, martírio ou sofrimento, afinal nossa escola é Alegria”, brincou o presidente

Para o carnavalesco e criador do enredo, Luiz Spínola, a ideia é abordar o lado mais positivo passado pelos filhos guerreiros da Pátria Mãe-África. “Herdamos várias culturas, do índio, dos brancos europeus e dos negros na formação do nosso povo. A nossa abordagem será a herança dos negros. E essa herança foi distribuída por seus filhos e incorporada aos nossos costumes. O 'semba' deles que virou o nosso samba. As danças de capoeira, jongo, maculele, maracatu, congada e tantas outras espalhadas no país. O samba de roda. O afoxé. A arte em esculpir esculturas encantadas. O toque genuíno e único do tempero no tabuleiro da baiana aromatizado pelo dendê. A religião pelo culto e fé aos Orixás”, resumiu Spínola à reportagem da Cadência

"O grito de liberdade ecoado nas senzalas e quilombos fez valer sua luta por igualdade perante a sociedade. E esse é o nosso agradecimento, pelo que herdamos culturalmente num grito de liberdade. Esse axé africano. A nossa gratidão. Com muita Alegria e samba no pé”, complementou o carnavalesco.

Mais experiente - Desde seu primeiro desfile oficial em 2011, quando falou da ‘pimenta’, a Alegria da Zona Norte, escola do bairro do Fonseca em Niterói, mais precisamente da comunidade da Bernardinho, criou sua identidade desenvolvendo enredos lúdicos, privilegiando desfiles leves e mais adequados às características do carnaval atual de Niterói, mas sempre de forma organizada. Receita que levou a escola rapidamente ao Grupo Principal. Há apenas dois anos na elite niteroiense, a Alegria proporcionou um dos melhores desfiles do grupo em 2017, mas a perda de pontos em quesitos de obrigatoriedades frustrou os sambistas da Bernardino. Ainda caçulinha, mas experiente, a tricolor do Fonseca, é uma das mais aguardadas escolas de samba do Carnaval 2018.

Confira a sinopse do enredo para o Carnaval 2018:





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015