.

.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Região Oceânica divulga sinopse do enredo 2018

Única Escola de Samba de Niterói que se apresentou no Grupo Principal desde a retomada dos desfiles em 2006, o Unidos da Região Oceânica prepara uma homenagem à localidade onde a escola nasceu e a sua própria história no Carnaval 2018. "Nosso enredo fará uma homenagem à nossa região e à nossa escola de samba, que no próximo ano comemora 15 anos de fundação. A ideia desse enredo partiu do nosso integrante da comissão de bateria, Mestre Vinícius, cria da escola e que praticamente nasceu junto com a agremiação", disse o presidente Ginho.

O enredo de autoria do carnavalesco Bruno Villaça, de título “O meu lugar,15 anos, só vim mostrar que faço samba também", foi inspirado na famosa canção de Arlindo Cruz.

Confira a Sinopse
Enredo: “O meu lugar,15 anos, só vim mostrar que faço samba também."

Eu sou o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Região Oceânica, mas pode me chamar de Oceânica.

Estou comemorando meus 15 anos de carnaval.

Sou uma jovem Escola de Samba, a debutar nesta passarela.

Venho convidar o público de Niterói, toda imprensa escrita, falada, televisionada e virtual, todo corpo de jurados e as co-irmãs para minha grande festa, hoje, nesta avenida.

A inspiração para meu enredo vem do Samba de Arlindo Cruz, “Meu lugar”, que com encanto e poesia canta os encantos de sua região. Eu também sou de um lugar encantado, iluminado pelo sol, “abençoado por Deus e bonito por Natureza” e hoje nesta festa eu vim mostrar que faço samba também.

Então vambora!Vem de carro, de moto, de carroça, de bicicleta, à pé ,de prancha, de barco, de iate, de lancha, de jet sky, mas se não der, vem no Busão da Região!

Vou te levar pra conhecer os cantos, recantos e encantos da Região Oceânica, viajando pela história, onde passado, presente e futuro se misturam

Eu sei que teve índio! Por milênios e milênios teve muito índio nesse meu lugar. Tem até sambaqui pra provar.

Com a chegada do homem branco eles foram sumindo, mas ficaram os nomes dos lugares. Itaipu (pedra que canta), Itacoatiara (pedra riscada), Piratininga (peixe à secar), imbuí (rio das cobras).

O homem branco criou as grandes fazendas, os engenhos. Criavam gado de cor acinzentada, de nome Cafubá. Piratininga era fazenda de açúcar, aguardente e café. No Engenho do Mato se produziam bananas pratas e hortifrutigranjeiros. Os negros foram trazidos da África pra dar conta do trabalho. Ainda há remanescente quilombolas por lá. Caminhos que até Charles Darwin cruzou pra provar ao mundo a Evolução da Espécies. “O meu lugar...”

Tem Serra Grande e Santo Antônio,onde nasci a abençoar! Um navio encalhou na praia e Camboinhas o seu nome ficou. Tem rio que dizem que tem Jacaré.

É Maravista! Estamos chegando, o mar é logo ali.

Surfista, pescadores, vendedores ambulantes,

Papais, mamães, vovôs, vovós e criancinhas

a festa é nossa, podem chegar!

Hoje tem farofa, tem peixe frito, camarão, sirí e outras iguarias do fundo do mar. Em todo mes de junho

os pescadores saúdam nosso padroeiro,

Êh São Pedro que tem as chaves das portas do céu,

obrigado por nos ajudar a abrir as portas do meu paraíso

para o samba chegar. Foi no seu dia que eu nasci

fruto do amor de bambas amigos sambistas,amantes do samba

Salve 'o Grande patriarca desta familia,' que segura o samba

e não deixa cair, sem vacilar, sem se exibir.

Estão todos convidados! Odoyá Yemanjá! Eu trago flores para te oferendar Nesta noite de magia eu faço da avenida o seu mar para festejar meus 15 anos que você Rainha do mar continue sempre a nos abençoar. Este é o meu lugar, esta sou eu, este é o meu povo. Meu pavilhão verde e branco também brilha como a lua que beija o mar. O meu lugar é onde o coro come e o samba rola até de manhã afinal, eu só vim mostrar que no meu lugar se faz samba também e cantar com vocês Este é o meu lugar, esta sou eu, este é o meu povo. Afinal, eu só vim mostrar

que no meu lugar se faz samba também

e cantar com você meus parabéns!

Um oceânico obrigado a todos. 
Bruno Villaça
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015