.

.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Tremula o pavilhão da Lesnit

Liberdade, liberdade!
Abra as asas sobre nós
E que a voz da igualdade
Seja sempre a nossa voz

Foi ao som desse famoso samba que o pavilhão da Lesnit, a nova Liga das Escolas de Samba de Niterói, rodou pela primeira vez, no dia 9 de julho, um domingo para sambista nenhum botar defeito, com feijoada, cerveja gelada, pagode e claro, muito samba-enredo.

Ivy e Marcinho com o pavilhão da Lesnit. Momento histórico do carnaval de Niterói (foto: Acervo Lesnit)

A apresentação do pavilhão da Lesnit foi, sem dúvida, um momento de grande emoção. Ao som de “Liberdade, Liberdade”, samba de 1989 da Imperatriz Leopoldinense, entoado pelos intérpretes Lena Alves do Combinado do Amor, Marcelinho da Magnólia Brasil e Português, a porta-bandeira do Bem Amado, Ivy Vicente, e o mestre sala Marcinho Simpatia do Combinado do Amor, rodaram com o pavilhão multicolorido da Lesnit, representando todas as cores das escolas de Niterói, acompanhado por uma Bateria nota 10, formada por mestres e diretores das 21 agremiações filiadas à nova Liga.

A festa levou diretores, componentes e comunidades das 21 agremiações fundadoras da Lesnit à quadra da Unidos da Região Oceânica, em Várzea das Moças. Marcaram presença no evento, o diretor da Neltur, João Teixeira, o presidente regional do PT, Anderson Pipico, diretorias do Acadêmicos do Sossego e Império Gonçalense e diversos veículos de imprensa que registraram o momento histórico para o Carnaval de Niterói.

Homenagem - Outro momento marcante do evento foi a linda homenagem à porta bandeira Jéssica Ferreira da Unidos de Padre Miguel e também da Experimenta da Ilha da Conceição. Antes de dançar com o pavilhão amarelo e azul do Experimenta, Jéssica ouviu da diretora cultural da Lesnit, Rita Dirr, um texto sobre sua história no do samba e a emocionante ‘Ode à Porta-bandeira’ de autoria de Cláudio Russo. 

Jéssica com o presidente do Experimenta, Rodnei. (foto: Acervo Lesnit)

No carnaval 2017, Jéssica  torceu o joelho e caiu em frente à cabine dupla do jurados da Sapucaí, durante o desfile da Unidos de Padre Miguel, mantendo a bandeira em pé enquanto ainda se encontrava no chão até a passagem do pavilhão para a outra porta bandeira. Mais uma brilhante história da memória do carnaval.

Após a homenagem, Jéssica e o mestre-sala Júlio César do Experimenta dançaram ao lado de Rafaella Silva e Felipe Mendes casal da anfitriã Região Oceânica, promovendo um emocionante encontro de bandeiras.

“...se ora a sabatina do tempo negligenciar
o que é ser uma Porta Bandeira
Tempo, tempo, tempo…
Pergunte a Jéssica Ferreira.”

(trecho de encerramento da ‘Ode à Porta-bandeira’
de autoria de Cláudio Russo)


Reconhecimento – O evento do último domingo, marcou a apresentação da Lesnit aos sambistas niteroienses, e deixou o presidente da nova Liga, Carlos Xororó, esperançoso quanto à retomada do carnaval da cidade. 

Os presidentes Ginho da Região Oceânica e Carlos Xororó do Combinado do Amor e da Lesnit (foto: Acervo Lesnit)

A credibilidade do carnaval foi posta em cheque e nós vamos lutar para reverter esse cenário. Observamos uma grande aceitação dos sambistas em relação à mudança em favor do carnaval da cidade. Para isso formamos uma diretoria executiva com dirigentes das próprias agremiações filiadas. Acreditamos que em breve seremos reconhecidos pelos sambistas. Recebemos a visita de representantes dos carnavais de Maricá e São Gonçalo, dirigentes de ligas cariocas Lierj e Liesb e também da própria Neltur, o que para nós já é um fator de reconhecimento pelo trabalho que temos feito”, disse o presidente Xororó.



Posse - O próximo evento da Lesnit será a posse da Diretoria da Liga em data e local a serem confirmados em breve.





Dr. Sérgio Antunes, Diretor Jurídico da Lesnit com o presidente da Sabiá e vice-presidente da nova Liga, Saulo Novato (foto: Acervo Lesnit)




Veja outras fotos do evento:



Diretores e colaboradores da Lesnit






O Diretor Geral de Eventos da Neltur, João Teixeira, com os presidentes Cidiclei Costa do Garra de Ouro e Wiliian Neves do 'Tá Mole mas é Meu' e o presidente do diretório municipal do PT, Anderson Pipico (à direira)









Presidentes das agremiações filiadas à Lesnit


Rita Dirr e a porta bandeira Jéssica Ferreira

As presidentes do Unidos do Sacramento, Inés Brandão e Teresa Sousa do Bafo do Tigre
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015