.

.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Do convite à apresentação. Colunista conta como são os bastidores de uma Musa de escola de samba.

quinta-feira, 20 de julho de 2017 
Em mais uma coluna na Cadência, Lucélia Vargas fala aos sambistas como são os preparativos de uma Musa antes de sua apresentação na quadra. Da roupa à maquiagem, do cansaço ao prazer, da preocupação à realização. Confira a coluna da nossa musa

Bastidores de um prazer
por Lucélia Vargas

Sofremos? Ai como sofremos. Desde a primeira comunicação de que terá um Evento. A pessoa já fica louca: roupa, maquiagem, cabelo, unha e sandália. E o mais encantador: a Apresentação!

Passamos dias pensando em todos esses itens, passamos horas na correria para comprar pedras, strass, vestidos, biquínis, costeiros, cabeças, ufa! E às vezes vem a enigmática pergunta: para quê ?

Te respondo agora: Para suprirmos a vontade de brilhar em uma Escola de Samba. Para nos inebriarmos de Samba. Ego não. Já disse que quem está no Samba por ego não merece estar ali.

E daí você vê seu flyer. Pam! Cai a ficha! É sua apresentação, nega. Vai lá e arrasa! Dá vontade de gritar, chorar, sair correndo, afinal de contas, quem garante que terá brilho? E a insegurança? E quando chamarem pro vamos ver? Ai, ai, ai ...

Vamos lá, se um Presidente confiou no seu trabalho é porque você merece estar ali. Vá e dê o seu melhor! Pavilhão, agradecimento, orgulho. Seja Musa, Passista ou Rainha. Mostre a que veio.

Então passamos a semana nos preparativos. Corre-corre. Ajuda dos amigos. Por falar nisso, quero agradecer ao meu amigo e tudo Rodrigo Machado (sem ele eu nada seria), mas voltando, corre pra ver se a roupa ta boa, a sandália. O resto é no dia.

Eis que chega o dia. Geralmente, final de semana você pensa em acordar mais tarde. E quem disse que dorme? Preciso arrasar! Aí de manhã, antes das lojas abrirem a campainha toca, é o amigo. ”Levanta agora e vamos pra loja.” Oi? Não posso dormir mais? Não ta tudo certo? Não. Aaaaaiiiiiiiiiiiiiiii. Vamos para as compras finais. Ah! E com recurso próprio. Isso é muito importante. Pega cartão, parcela, dá um jeito.
“Mas amigo, tenho salão”! Correira total. Deu tempo. Salão de Beleza. Unha, cabelos. Amigo, acabei, posso almoçar e dar uma dormidinha?” “Não! Já estou indo pra sua casa te maquiar e entregar sua roupa.” Oi ? É ...vamo que vamo !

A maquiagem está pronta, a roupa também. O amigo vai embora. Você fica em casa sozinha e fala consigo mesma. Não ta legal... Muda tudo... Muda a roupa, desfaz maquiagem, solta o cabelo e vai do jeito que tem que ser. Brilhante.

O sentimento não pára. A vontade é maior. Quero sambar! Quero me entregar ! Quero prestigiar a Escola que me escolheu para lhe representar.
Põe um sorriso no rosto, uma flor no cabelo e vai, nega ! O palco é seu, a quadra é sua, é o seu momento.

Tudo que foi passo a passo descrito, vira prazer!

E tudo é esquecido na hora exata em que a bateria começa a ecoar.

Surge o nosso melhor, surge o nosso brilho, surge a nossa luz. Não há quem apague. É a tua hora nega! Vai com tudo!

Chegar na quadra, reverenciar os demais segmentos, ter respeito por cada um deles porque ninguém no Samba é nada sozinho.

E na hora da sua apresentação, esqueça tudo o que passou. Se liberte e diga. Valeu a pena!
_________________________________________________________________________________ 


LUCELIA VARGAS
Musa e pesquisadora do carnaval
luceliavargas@hotmail.com

Na Cadência, vai abordar Rainhas, Musas e Passistas do Carnaval do Rio de Janeiro e de Niterói, através de análises irreverentes, polêmicas e picantes.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015