.

.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Folia é tricampeã do Carnaval de Niterói e Mocidade de Icaraí volta à elite

A Vermelho e branco levou mais um caneco para Santa Rosa. A disputa acirrada com o Império de Araribóia, só foi definida no segundo julgador do quesito bateria, o último a ser divulgado. 

O presidente da Folia, Paulo Roberto, o carnavalesco Júnior Bombom e o vice-presidente Marcelo Serpa com a taça do Tri. (foto: André Ribeiro | Neltur)

No Grupo A, a Mocidade Independente de Icaraí garantiu seu retorno ao Grupo Principal. No Grupo B, outra tradicional escola da cidade, o Bem Amado, da Grota do Surucucu, em São Francisco conquistou a vaga no Grupo A em 2018.

A apuração das notas foi realizada na quinta-feira, 2 de março, na quadra da Unidos do Viradouro, no Barreto. O público não chegou a lotar a quadra devido às fortes chuvas que caíram minutos antes do horário previsto para o início da leitura das notas.

Grupo Principal: Decisão no último quesito

A Folia do Viradouro é a grande campeã do Carnaval de Niterói 2017, faturando o tricampeonato. A disputa se manteve acirrada até o último quesito, mas o 9,5 atribuído à bateria do Império de Araribóia, deu o título à vermelho e branco de Santa Rosa. A numerosa torcida da Folia explodiu de alegria. O Combinado do Amor ficou em terceiro e a Unidos da Região Oceânica em quarto.

Mas nem tudo foi comemoração na apuração das notas. Uma das favoritas ao título, a Alegria da Zona Norte, perdeu 3,5 pontos por ter excedido o tempo de desfile em 7 minutos. O anúncio da punição causou muita revolta na mesa da agremiação. Para o presidente da Alegria, Chaynne Azevedo, houve divergência entre a comissão de cronometragem e a direção de harmonia da escola. “Muito ruim essa questão do cronometro na avenida. Deveria ser aberto para que todos vejam. Até na Intendente Magalhães é assim. Meu diretor fala que passamos no tempo, já a comissão de cronometragem fala que nós atrasamos. E aí, quem está certo, e quem está errado? Estourou o tempo?, provem”, questionou o presidente da Alegria.

A decepção dos componentes da Zona Norte
(foto: Léo Costa | Cadência da Bateria)
Segundo o presidente da Alegria, em entrevista à Cadência, esse não teria sido o único problema com o tempo de desfile da agremiação. “Quando tocou a terceira sirene para o início de desfile nosso microfone ainda estava passando o som, perdemos cinco minutos ali”, informou o presidente Chaynne.

A Alegria terminou em 6º lugar como mesmo número de pontos do Grupo dos 15, se livrando do rebaixamento por conta da bateria, quesito que desempatou a disputa. A Alegria teve um 10 e um 9,5 e o Grupo dos 15, ficou com 9,5 e 9. A Souza Soares foi a segunda escola rebaixada.

Grupo A: A surpresa que veio do Cavalão

A Mocidade Independente de Icaraí, surpreendeu a todos, faturou o título do Grupo A e está de volta à elite do carnaval niteroiense. A agremiação do Morro do Cavalão superou por meio ponto, a vice-campeã Magnólia Brasil, considerada a favorita, mas que se mantém no grupo. Em terceiro ficou a Garra de Ouro, em 4º o Bafo do Tigre, que também fez uma grande apresentação, em 5º o Galo de Ouro, outra escola que agradou muito, em 6º a Unidos do Sacramento, depois a Experimenta da Ilha da Conceição no inexplicável 7º lugar. O Balanço do Fonseca ficou em 8º. Foram rebaixadas para o Grupo B, o Tá Mole mas é Meu e o Cacique da São José, em último. O Cacique perdeu 2 pontos por não apresentar alegorias e ainda teve pontuação zerada no quesito. Já o Tá Mole perdeu um ponto por não apresentar o número mínimo de baianas.

Grupo B: Tem festa na Grota

Pelo Grupo B, equivalente ao 3º grupo de escolas de samba, sagrou-se campeão o Bem Amado. A agremiação de São Francisco conquistou 194,5 pontos e garantiu acesso ao Grupo A em 2018. A Unidos da Ciclovia que também fez um bom desfile, ficou com o vice-campeonato, mas permanecerá no Grupo B ano que vem. Em terceiro ficou a Banda Batistão, em 4º a Independente do Boaçu e em 5º o Fora de Casa. União da Engenhoca, Unidos do Maruí e Unidos do Barro Vermelho (sexto, sétimo e oitavo lugares) vão desfilar para avaliação em 2018. A União da Engenhoca foi punida com dois pontos pelo número de componentes e o Barro Vermelho perdeu 4 pontos, por não cumprimento dos quesitos alegorias e comissão de frente. A escola gonçalense ainda recebeu nota zero em Comissão de Frente por não ter apresentado o quesito.

Grupo de Avaliação: Castro e Tá Rindo são aprovadas

As três agremiações que abriram o desfile de segunda-feira de carnaval desfilaram para avaliação. Unidos do Castro e Tá Rindo Porque foram aprovadas e passam a integrar o Grupo B em 2018. Já o Grilo da Fonte não cumpriu os critérios de avaliação e ficará um ano sem desfilar.

Confira o mapa completo das notas:


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015