.

.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Melhores do Carnaval são premiados em Niterói

Sambistas e organizadores do Carnaval de 2010 voltam à ativa em abril para discutir cessão de área para construção de alegorias e volta dos desfiles a Amaral Peixoto

Os amantes da folia viveram na noite de terça-feira no Clube Canto do Rio, no Centro de Niterói, um pouco do que foi mostrado nos desfiles oficiais da Rua da Conceição entre sábado e terça-feira de Carnaval. O evento foi organizado para premiar as agremiações campeãs, entregar troféus por participação às demais e homenagear personalidades por relevantes serviços prestados ao longo do processo de revitalização da festa popular na cidade, que entrou no quinto ano em 2009. A partir de abril, os dirigentes das agremiações, representantes da União das Escolas de sambas e Blocos Carnavalescos (Uesbcn) e a Empresa Niteroí, Esporte, Lazer e Turismo (Neltur) da prefeitura de Niterói começam a planejar a festa de 2010. Na pauta de trabalhos, existem projetos para criação de uma área para ornamentação de carros alegóricos em algum local do Centro. Há também a possibilidade de os desfiles voltarem a ser feitos na Avenida Amaral Peixoto.

A festa foi realizada no salão nobre do Canto do Rio e reuniu cerca de 300 pessoas. Os primeiros a receberem os troféus foram os presidentes dos Blocos de Embalo, de Primeiro e Segundo Grupos. Representantes do Sossego e Cubango também foram homenageados por relevantes serviços prestados ao Carnaval de Niterói. Entre as escolas de samba, a grande vencedora foi a Mocidade de Icaraí, que se sagrou tricampeã do Carnaval sem perder nenhum ponto nos dez quesitos estabelecidos no regulamento. A Folia da Viradouro foi a segunda colocada, seguida pelo Bafo do Tigre, Bem Amado, Sabiá, Unidos de Piratininga e Balanço do Fonseca, rebaixada para a categoria de blocos de Primeiro Grupo.

O Grupo dos Quinze e Garra de Ouro, que ficaram empatados em primeiro lugar, desfilarão entre as escolas de samba em 2010. A União da Engenhoca conquistou o título entre os blocos de Segundo Grupo em sua estréia na Rua da Conceição.

Também receberam prêmios por terem se destacado durante os quatro dias de desfiles a bateria do Bloco Cacique da São José, o intérprete Niu da Sabiá, o primeiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da Folia do Viradouro Bicudo e Cristiane. O samba do Bloco Cio da Capivara, de autoria da dupla Wanderlei e Mariana Braga, foi eleito o melhor de todos os grupos que desfilaram na Rua da Conceição.

Três blocos foram desfiliados por apresentarem péssimo desempenho nos desfiles: Barril Verde e Rosa, Unidos da Ladeira e Unidos da Ponta da Areia.

O presidente da Uesbcn, Ito Machado, afirmou que a partir da segunda quinzena de abril, as plenárias com os presidentes das escolas de samba vão recomeçar com vistas a preparação do Carnaval de 2010. “Alcançamos o ponto mais alto desde que iniciamos o processo de revitalização em 2004. O trabalho precisa ser permanente para o nível continuar elevado”, declarou.

Mini-barracões - Segundo Ito Machado, desde já, os membros da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos já começam a discutir a elaboração do plano para o Carnaval de 2010. Uma das principais reivindicações dos sambistas é a criação de uma área para a construção de carros alegóricos e confecção de fantasias. Seriam mini-barracões para suprir, principalmente, as necessidades dos sambistas dos bairros mais distantes. Algumas agremiações tiveram dificuldades para trazer as alegorias até o ponto dos desfiles. A Unidos do Castro, que perdeu seis pontos por atraso e falta de componentes entre os blocos de Primeiro Grupo, foi uma delas. Uma das alegrias quebrou na Zona Norte. Na madrugada de terça-feira, após a passagem das escolas de samba, vários membros de escolas foram vistos empurrando alegorias para bairros mais distantes. A situação será avaliada pela Uesbcn.

Outro ponto a ser discutido é a transferência do desfile para a Avenida Amaral Peixoto, corredor viário com dimensões bem maiores do que a Rua da Conceição. “Os dirigentes das escolas é quem vão dizer se terão condições de fazer um desfile grandioso e de qualidade”, afirmou Ito. A Avenida Amaral Peixoto era o local de passagem das grandes escolas de samba nas décadas de 70 80, quando o Carnaval de Niterói era considerado o segundo melhor do país.

Presenças - A solenidade teve a presença do presidente da Câmara de Niterói, Paulo Bagueira – um dos mentores do processo de revitalização-, do presidente da Neltur, José Haddad, do subsecretário de Estado da Região Metropolitana, Alexandre Felipe, entre outras personalidades. “Estou orgulhoso de vocês, sambistas. A festa alcançou seu melhor momento. Quem em 2010 melhore ainda mais”, afirmou. Bagueira, Haddad e Alexandre, que firmaram parcerias com a Uesbcn para conseguir recursos para o Carnaval de Niterói, também foram homenageados.

Grupo “Na Cadência da Bateria” é homenageado por serviços prestados ao Carnaval
Equipe tem trabalho permanente para divulgar imagens do desfile de 2008 e lançar programa de rádio ainda em março

Mas não foram apenas os sambistas que viveram momentos de alegria na solenidade no Canto do Rio. O presidente da Uesbcn, Ito Machado, entregou aos integrantes do Grupo “Na Cadência da Bateria” troféus pelos relevantes serviços prestados ao Carnaval de Niterói. Durante a solenidade, esses homenageados anunciaram algumas novidades para melhorar ainda mais o trabalho de cobertura permanente do Carnaval de Niterói, Sã Gonçalo, Rio e interior fluminense. O blog “nacadencia.blogspot.com”, mantido pelo grupo, alcançou a marca de 3,8 mil acessos nos meses de janeiro e fevereiro, sendo que apenas na semana do Carnaval, houve em torno de 2,4 mil visitas. Para integrar o plano de comunicação com o blog, está previsto o lançamento de um programa de rádio semanal na segunda quinzena de março.

O jornalista Luiz Eugenio, criador da marca “Na Cadência da Bateria” e coordenador-geral do projeto, explicou que o slogan “carnaval o ano todo” define bem as diretrizes do grupo. “O elevado número de acessos no blog em apenas dois meses mostra que estamos no caminho certo”, afirmou. Segundo ele, o término da festa do Momo, na realidade, significa para os integrantes do grupo, o começo de uma nova etapa de trabalho. E as novidades não param. Para estimular a interatividade com os internautas haverá uma enquete mensal.

A partir da próxima semana, será lançada a seguinte pergunta: "O resultado do Carnaval foi justo?" Segundo o coordenador geral, a idéia é que a cada mês, uma nova enquete seja feita, sempre com objetivo de estimular a participação dos sambistas. Já o coordenador de reportagem do grupo, o jornalista Sérgio Soares, revela que existe a possibilidade da enquete ser modificada, em caráter extraordinário. "Se houver algum acontecimento jornalístico que mereça destaque no noticiário, o planejamento precisará ser refeito. A experiência adquirida mostra que o público não quer ver apenas notícias e imagens, mas ter o direito de participar do fato se ele for polêmico ou tiver grande relevância", explicou.

Outras novidades – Os sambistas que desfilaram na Rua da Conceição e o público que foi ver a festa, terão, a partir de domingo, acesso a imagens da apresentação. Também estão sendo criadas duas colunas permanentes com editoriais e notícias exclusivas para o público. A voltada aos fatos jornalísticos será assinada por Sérgio Soares e elaborada pela equipe. A outra será coordenada pelo historiador e pesquisador Carlos Mariano, que junto com Eugênio, é o mais antigo integrante do projeto. O grupo “Na Cadência da Bateria” também acerta os últimos detalhes com um grupo de comunicação da região para colocar um programa de rádio no ar todos os sábados. O programa será ao vivo e terá, entre outras atrações, a execução de músicas, entrevistas, debates, sorteio de brindes, além da participação dos ouvintes, por telefone.
______________________________________
Grupo Na Cadência da Bateria
Cobertura Especial do Carnaval 2009.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

3 comentários:

  1. Esse pessoal do grupo Na Cadência da Bateria tem muinha parcela de admiração pela visibilidade que deram ao Carnaval de Niterói. Parabéns Luiz Eugênio, Sérginho Soares e Mariano. Vocês merecem muito mais!

    ResponderExcluir
  2. Continuem assim. Pela primeira vez nos últimos anos, os sambistas de Niterói tem uma referência para a divulgação do nosso carnaval. Valeu,pessoal! Dez! Nota dez para vocês!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que já está na hora de os sambistas terem uma área especial para montar os carros. Quem é de longe sofre com isso. Será que na antiga Vila Olímpica não há uma área para isso?

    ResponderExcluir

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015