.

.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Nos tempos da Amaral Peixoto...

Em 1986 o carnaval de Niterói viveria um momento de transformação. Era o primeiro ano sem Cubango e Viradouro, que em 1985 haviam desfilado pela última vez na Avenida Amaral Peixoto. Sem as duas grandes forças a azul e branca do bairro da Engenhoca, “Corações Unidos”, seria a substituta natural como a grande escola da cidade já que era a única que conseguia quebrar a hegemonia das duas. Porém essa tarefa acabou ficando nas mãos de uma outra azul e branca, a Acadêmicos do Sossego.

Com um enredo que contava a facilidade que o povo brasileiro tinha para aprender a fazer de tudo, mas que acabava esquecendo dos nossos próprios valores e tradições, um fenômeno que ocorria, conforme mostrado no enredo “Brasil, em se plantando tudo dá”, desde o descobrimento até à Nova República (que àquela época regia o Brasil), a escola fatura não só o título daquele ano como os dois sub-seqüentes, o que fez com que a escola do Largo da Batalha se tornasse a grande força do carnaval da cidade.


Uma curiosidade deste desfile foi a presença de Alexandre Louzada, hoje carnavalesco da toda poderosa Beija-Flor, desfilando como destaque no segundo carro alegórico, representando o Sol. O samba enredo de autoria dos compositores Bichinho, Edílson Andrade e Ademir Magalhães, interpretado por dos grandes puxadores de samba da cidade, Odir Sereno, tem como característica principal a presença de quatro refrões, com destaque para o segundo:

“Dos cabelos da Iara
Escorre ouro, escorre prata
Se banhando em cachoeira
Rios, lagos e cascatas”

Uma beleza!

Lembro como se fosse hoje do desfile das campeãs, a Sossego última a desfilar levantando a Amaral Peixoto com seus quase 2.800 componentes entoando aquele samba que pra sempre ficou na minha memória, e no meu coração:

“Como disse Caminha,
Caminha é que tinha razão,
Em se plantando tudo dá
Dá até no coração”

Luiz Eugenio
é estudante de jornalismo, apresentador do programa “Na Cadência da Bateria”, vice-presidente de comunicação do G.R.E.S. Acadêmicos do Cubango e pesquisador do carnaval de Niterói


clique no link abaixo e ouça o samba enredo da Sossego de 1986:








fotos disponíveis em: http://www.academicosdosossego.com/curiosidade.htm
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015